liderança, negócios, Vida
Pare de gastar seu dinheiro com palestras, cursos que prometem mudar sua vida e métodos mágicos para o sucesso.
Muito provavelmente em algum momento da sua vida profissional você já buscou e fez aquele “curso” que prometeu eliminar todos os obstáculos emocionais que lhe impedem de alcançar seus objetivos.
Também deve ter participado da palestra daquele “famosão” que garantiu que você sairia dali transformado em outra pessoa.
Talvez também tenha se aventurado em um processo de “coach” que garantiu que você poderia obter tudo que quisesse na vida após um número x de sessões.
Mas…o fato é que depois de passada a euforia dos abraços e brincadeiras no curso, de ter dado gostosas risadas na palestra e de ter até achado interessante as técnicas aplicadas no coach; você descobre que continua o mesmo e que em verdade nada mudou. Exceto a sua conta bancária que ficou mais magra.
E pra que você saiba, nada vai mudar.
A frase acima parece dura e é mesmo. Mas espero que você leitor acorde para uma única verdade. A de que se você procura alguma mudança, ela somente virá com muito, mas muito esforço da sua parte.
Outras coisas ainda. Ela não é rápida, muito menos instantânea, como muitos gostariam. Ela respeita o tempo que você pode dar e não o que a sua razão diz ser ideal.
Como a gente funciona
Todos nós carregamos automatismos em nossos comportamentos e principalmente em nossos pensamentos. Aquilo que fazemos ao acordar, os hábitos diários. A forma que reagimos quando vemos um amigo e o que fazemos quando encontramos um desafeto.
Tudo isso está devidamente arquivado em nosso cérebro. E como nosso cérebro trabalha para economizar energia do corpo, ele aciona as mesmas respostas sempre que encontramos situações já vividas.
E elas são maioria na nossa vida. Na minha, na sua e na vida de todas as pessoas. Iso mesmo. Afinal, ninguém vive supresas todas as horas, todos os dias.
Para você ter uma ideia do que é isso. Você sabia que o brasileiro médio, de nível superior e pelo menos 25 anos, possui em seu vocabulário ao redor de 5 mil palavras. Mas na prática diária usa não mais que 300 frases. A cada dia e em todos os dias da vida.
Isso mesmo! Faça você essa reflexão e veja-se como exemplo disso e depois me conta se é muito diferente.
Como aprendemos?
Toda aprendizagem passa por uma curva. A curva de aprendizagem significa o uso do pensamento junto com a vontade, trabalhando as novas experiências (conhecimentos + emoções) e construindo alguma referência junto ao “banco de dados” interno já existente.
Grande parte dessas experiências servem apenas para confirmar conceitos existentes. Sejam eles “positivos” ou não.
Então, o que estou dizendo é que a maioria dessas experiências não cria nada novo em nossa mente. Não gera nenhuma necessidade ou vontade de mudança e nem nos torna melhores pessoas, ou seres mais inteligentes por isso.
Elas estão no mesmo nivel dos hábitos de sobrevivência. Comer, beber, respirar, fazer sexo etc. E você sabe. Ninguém fica mais inteligente ou melhor por fazer isso, se me entende né.
Mas voltando a questão inicial
Então, por favor, pare de se enganar. O conhecimento adquirido no curso de renome, se é que você entendeu mesmo alguma coisa apresentada lá; não estará pronto para aplicação imediata na sua vida.
Se for apenas informação então, nem se fala. Amanhã ela embrulhará o peixe no mercado.
E se a desculpa foi participar por causa do networking. Fala sério. Além dos cartões e dos sorrisos ensaiados, o que de fato você ganhou com isso?
Ah, mas valeu a pena dar boas risadas. Diriam alguns. Para esses, eu recomendo que da próxima vez, usem o dinheiro para viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Isso sim, pode aumentar sua cultura.
Sobrou ainda o coach não é mesmo. Mas então, te pergunto. Quem estava por trás desse papel, tinha formação acadêmica e experiência para isso? Ou fez aqueles cursinhos de 5 dias apenas, que vendem certificados e a ilusão de que alguém que foi administrador ou eletricista a vida toda, pode em alguns dias, cuidar do complexo mecanismo sócio-emocional de outro ser humano?
Existem cursos excelentes no mercado. Mas eles, quando são realmente bons, vão apenas te ajudar a conhecer e se interessar por esse ou aquele aspecto ou área de saber.
Há palestras de poucas horas que são bem feitas, mas entenda que elas apenas trarão a você uma mensagem para reflexão. Nada além disso.
E existem sim, excelentes profissionais de coach. Mas eles sabem, antes de você, que todo seu progresso em algo assim, está na razão proporcional do seu esforço, sua vontade e sua ação na aprendizagem de coisas novas e no desapego de velhos hábitos.
Por favor, não acredite em milagres. Eles não existem.
Repito. Toda mudança é resultado de muito, mas muito mesmo esforço pessoal.
O resto é abraçar árvores. E para isso, basta ir aos parques.